terça-feira, 7 de junho de 2011

João Gilberto 80 anos: Chico, Gal, Caetano, Gil e Roberto Carlos falam sobre a primeira vez que ouviram o músico

João Gilberto se apresenta no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (24/08/2008)

Foi uma daquelas revoluções por que ninguém pode esperar: questão de contexto certo na hora certa no lugar certo. Quando João Gilberto lançou o 78 rotações de "Chega de Saudade" em agosto de 1958 e, poucos meses depois, em abril de 1959, o LP de mesmo nome, foi como uma bomba atômica de influência.
Com arranjos e pianos de Tom Jobim, também autor da faixa-título (com letra de Vinicius de Moraes), a canção e o disco foram seminais para a Bossa Nova como movimento, mas também muito mais: "Em pouquíssimo tempo, influenciou toda uma geração de arranjadores, guitarristas, músicos e cantores", escrevia Tom sobre João na contracapa.
O que ele não podia ter previsto era que aquele som pegaria também toda a geração seguinte de calças curtas, jovens compositores e cantores que anos depois criariam suas próprias revoluções, como a Tropicália e a Jovem Guarda. O impacto foi tão grande que todo mundo se lembra quando ouviu João Gilberto pela primeira vez e como aquilo influenciou sua música e seu modo de pensar.
João Gilberto completa 80 anos no próximo dia 10 de junho e abaixo você acompanha as lembranças da primeira audição de João Gilberto pelos jovens Roberto Carlos, Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

http://musica.uol.com.br/ultnot/2011/06/07/joao-gilberto-80-anos-chico-gal-caetano-gil-e-roberto-carlos-falam-sobre-a-primeira-vez-que-ouviram-o-musico.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário