tropas já atuarão nesta 6ª feira com 2 helicópteros e 10 blindados
trabalho foi batizado de Operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO)
Operação requerida pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, vai envolver as Forças Armadas no combate ao crime organizado no Estado. O presidente Lula aprovou e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, acaba de autorizar o envio de 800 soldados do Exército para atuar em solo fluminense.
Também devem ser utilizados 2 helicópteros da FAB e 10 veículos blindados. "Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna", informou a Defesa.
A ideia é que esse efetivo todo atue nos perímetros dos locais que forem invadidos pela polícia do Rio. Por exemplo, quando a polícia ocupar um morro, poderá deixar o entorno do local por conta das Forças Armadas.
O trabalho das três Forças terá comandos individuais, mas um comandante de toda a operação será designado pelo Estado Maior Conjunto da Defesa. A função desse comandante será o de coordenar o trabalho entre os intregantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que estiverem atuando no Rio.
O trabalho foi batizado oficialmente pelas Forças Armadas de Operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Não será propriamente uma atuação integrada e totalmente conjunta entre soldados e policiais. Cada grupo terá funções específicas. A polícia do Rio continuará a ter o objetivo principal de perseguir e prender os criminosos. Já o Exército atuará na retaguarda, sem ações de caça aos bandidos.
A seguir, as íntegras do comunicado oficial do Ministério da Defesa e da diretriz ministerial que foi assinada por Jobim:
Defesa envia Tropas e mais equipamentos ao Rio de Janeiro
"Brasília, 25/11/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assinou na noite desta quinta-feira (25/11)a Diretriz Ministerial nº 14, que determina às Forças Armadas o reforço do apoio ao Governo do Rio de Janeiro nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade.
"A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo Governador do Rio de Janeiro e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Serão enviados 800 homens do Exército, para garantir a proteção dos perímetros das áreas que forem ocupadas pelas polícias.
"Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e 10 blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias Forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação. Também serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo e óculos para visão noturna".
Leia a Diretriz Ministerial 14/2010, para as Forças Armadas,
assinada na noite desta quinta-feira
pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim
assinada na noite desta quinta-feira
pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim
Nenhum comentário:
Postar um comentário