sábado, 18 de junho de 2011

Com bonitas paisagens, Urubici, em Santa Catarina, é conhecida por suas baixas temperaturas


Presenteada com uma diversidade de atrativos naturais, Urubici (que significa pássaro lustroso) encanta os visitantes com suas colinas e cachoeiras, despertando sensações de paz e tranquilidade. Além do privilégio das belas paisagens, a pequena cidade localizada na Serra Catarinense é também uma das regiões mais frias do País, o que a torna ainda mais atraente.
No inverno, é comum ocorrer geadas e neve. Conhecida como uma das recordistas em temperatura baixa no Brasil, Urubici já atingiu o absurdo valor de 17,8°C negativos (com a sensação térmica de 40°C negativos)! O fato aconteceu em junho de 1996 no Morro da Igreja, o ponto mais alto da Serra Geral (1.828 m de altitude) e que oferece a visão panorâmica do litoral de Santa Catarina. Se o dia for límpido, é possível avistar o mar, a mais de 100 km de distância. Mas se houver nuvens o espetáculo também tem impacto.
É deste local que se pode avistar o cartão-postal da região, a intrigante Pedra Furada, uma escultura natural que tem uma abertura de 30 metros de circunferência. Lá a Aeronáutica instalou o CINDACTA II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), base de monitoramento aéreo dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (a cerca de 30 km do centro de Urubici, na área do Parque Nacional de São Joaquim).
Outro mirante indispensável é o Morro da Cruz, localizado nos altos da Serra do Campestre, que oferece a visão do Vale do Rio Canoas. Com altitude de 1.380 m, também ostenta uma formação de arenito bem peculiar. Fica em uma área particular (com taxa de visitação) e o acesso ao topo precisa ser parcialmente feito a pé, mas vale à pena. (8 km do centro).
Quer mais motivos pra subir a serra? A “Capital das Hortaliças” é uma região produtora de trutas e está se desenvolvendo para o turismo, atraindo amantes da natureza e adeptos de esportes radicais. A hospitalidade de seus habitantes também chama a atenção.
Um programa interessante é percorrer de carro as estonteantes curvas da Serra do Corvo Branco, uma experiência única. Trata-se de uma sequência de curvas fechadas em uma estrada muito estreita (SC-439), que passa por um emaranhado de escarpas e montanhas com apenas 600 metros pavimentados. A garganta de entrada (dois paredões de pedras) proporciona uma visão impressionante. Não se esqueça de testar os freios antes de começar a descida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário