quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Com quatro meses de estiagem, seca atinge rios amazônicos e afeta agricultura



A estiagem no Norte do país já ultrapassa quatro meses e começa a afetar rios da região, como o Solimões, que vê seu leito ser tomado por bancos de areia. Entre os Estados mais atingidos pela seca estão Pará (sul do Estado), Acre (parte norte), Amazonas (parte sul) e Rondônia (norte).
No Pará, há municípios onde não chove há mais de 120 dias e a situação é agravada por focos de queimadas. O índice de chuvas foi zero nas cidades paraenses de Santana do Araguaia, Redenção e Floresta do Araguaia. Outras cidades paraenses registram índices de menos de 20 milímetros por metro quadrado acumulados em um mês.
No Amazonas, o índice pluviométrico da maioria das cidades do sul e centro do Estado está entre 10% e 30% abaixo da média para o período, informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Alguns municípios amazonenses, como Manicoré e Lábrea, acumulam quedas mensais seguidas do índice pluviométrico. De junho para agosto, a redução em Manicorá foi de 139 para 22 milímetros por metro quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário